sábado, 3 de maio de 2008

Os quatros elementos naturais da umbanda

Os Elementos
A Terra
Simboliza a Matéria, o Mundo Físico. Ao contrário do que pregam as religiões institucionalizadas, a Matéria não é negativa: Mater, em latim, significa Mãe - ou seja, aquela que dá a vida. Assim, aMatéria está longe de ser algo que deva ser rejeitado ou escarnecido,como pregam algumas tradições. Na verdade, a Matéria, a Terra, estáassociada à fertilidade, à prosperidade e à riqueza - daí serrepresentada no Tarot pelo naipe de Ouros. Todos nós somos Matéria, edevemos honrar este Elemento como ponto de equilíbrio, deconvergência, entre os elementos. Nos trabalhos mágicos, a Terra é geralmente representada pelo Pentáculo.
A Água
Através da Água surge a Vida. Sua fluidez demonstra a capacidade daVida de se adaptar e prosseguir - não importa o quanto tentemosrepresá-la e desviá-la de seu curso.. A Água está associada áprofundidade das Emoções e à fluidez dos Sentimentos. As nascentessão a origem dos rios, sendo portanto a Fonte da Vida, sempre serenovando. Em termos de Magia, a Água é representada pelo Cálice (emalguns casos o caldeirão), o Recipiente Sagrado que contém a essênciavital do Universo - daí a sua associação com o Naipe de Copas - astaças ou cálices do tarot. O equilíbrio é apresentado pela Água porser ao mesmo tempo a Fonte de toda a vida e as águas da correnteza,que erodem as margens e destroem o que é velho, trazendo assim arenovação - o princípio é também o fim.O FogoSímbolo máximo da Energia, o Fogo é o processo animador que origina aCriação, manifesta através da Vontade - que é a concentração deEnergia. Através do Fogo vem a transformação e a Purificação.
O Fogo
é representado na Magia pelo Bastão, geralmente feito de madeira - ocombustível original - e pela mesma simbologia o Fogo está associadoao naipe de Paus no Tarot. As qualidades purificadoras do Fogo sãosua chave para o equilíbrio, pois é somente através da transformaçãoe da renovação que o Novo tem chance de surgir.
O Ar
Elemento invisível que nos rodeia, o Ar está ligado ao Intelecto, àcapacidade de Raciocínio e Discernimento. Não é à toa que quandorealizamos algo de bom dizemos estar "inspirados" - afinal, inspiraré o ato de sorver o Ar. Magicamente, costuma ser representado peloIncenso e pela Espada (ou Athame em algumas Tradições) - a lâmina quecorta o Ar, transformando-o através do intelecto aguçado (afiado comoa lâmina). No tarot, está obviamente associado ao naipe de Espadas.O Quinto ElementoA Quintessência - Quinta Essência - é o mais sagrado e importante dosElementos: presente em todo o Universo, ela é o Princípio Divinio, aAnima Mundi (Espírito do Mundo) da Terra, e também a nossa própriaalma. Reconhecer o seu Quinto Elemento é reconhecer o Divino em simesmo, em seu interior, e é também identificar-se com o Divino ànossa volta.

Nenhum comentário: