quinta-feira, 21 de agosto de 2008

ervas medicinais ( Parte 2)

As ervas atuam em todos os nossos corpos: físico, etérico, emocional, mental e espiritual, portanto, auxiliam na harmonização e no equilíbrio dos mesmos. Seu uso medicinal, apesar de ainda não completamente legalizado, é comprovado pela homeopatia, florais de bach e na composição de tinturas. Aqui, mais uma vez, estamos falando de um elemento vivo da natureza e seu uso depende do comprometimento de cada um em receber sua cura e sua energia. Assim como nós, as plantas são sagradas e devem ser manipuladas com o respeito e conhecimento devido. A alquimia das ervas é utilizada há milênios, mas deve-se prestar muita atenção, pois algumas não são compatíveis entre si e outras, se ingeridas em quantidades elevadas, podem causar intoxicação, como é o caso da alfazema. Mas com o conhecimento devido tudo pode ser utilizado e estamos em um país propício para isso. No Brasil temos uma variedade imensa de plantas e ervas medicinais e muitas ainda não catalogadas. Daí seu uso ainda ser mais restrito do que deveria, a falta de interesse gera a ignorância. Apesar de já possuírem a energia doada pela mãe Terra, sua relação com os planetas é de extrema importância para a canalização de seu poder de cura. Prestar atenção na época de plantio e colheita também é muito importante para obtermos resultados mais visíveis, porque estaremos respeitando o tempo de cada planta em nos servir, para isso devemos prestar atenção às fases da Lua. Lua minguante ou nova significam recolhimento e armazenamento de energia, Lua crescente ou cheia, expansão. Mas saiba que cada erva tem seu momento, frisamos aqui o respeito em seu uso.
ALECRIM - (Rosmaninus officinalis)Órgãos mais beneficiados pelo Alecrim: o coração e o estômago.
USO MEDICINAL
O Alecrim , sob o domínio do Sol , é uma planta que ama o calor e a vida. Ele aquece e estimula o cérebro e o corpo, é ótimo como cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios. Usado externamente é bom para limpar feridas, principalmente de diabéticos e pessoas que tem dificuldades de cicatrização. Os cardíacos podem usá-lo acompanhado de Sete Sangrias e Dente de Leão.
USO ENERGÉTICO
Nós falamos que o Alecrim é um "costurador do Plexo solar". Ele restitui rapidamente a energia perdida, dá mais estrutura de trabalho aos que lidam muito com o mental racional, é uma das ervas que ajuda na depressão e estados permanentes de cansaço por problemas emocionais. Ajuda também muito as crianças com uma estrutura emocional passiva, as que não respondem de forma concreta às agressões da vida. Aumenta a capacidade de aprendizado. É a planta chave da falta de auto estima. Atua nos desconfiados, nos que não acreditam em si mesmos, nos que não têm coragem de se lançar em novos projetos. É A ERVA DA CORAGEM.
USO CULINÁRIO

- O alecrim deve ser inserido na alimentação dos passivos, tímidos, e nas pessoas que têm um constante desgaste de energia. - Um frango temperado com alecrim e limão é uma dádiva dos deuses. - O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas. - Vinho com alecrim: Coloque alguns galhinhos de alecrim fresco em um bom Vinho tinto e deixe macerar durante 21 dias bem fechado com parafina na rolha. Guarde em lugar escuro, deitado. Quando passar esse tempo, coe e acrescente mel puro à gosto ( O mel é opcional). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ser ótimo para a digestão, ajuda a clarear as idéias para um novo dia de trabalho. - O alecrim fresco, misturado em pequenas quantidades às massas caseiras de pão, dá um gosto saboroso e exótico a massa, e deixa o pão digestivo e energético. - Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo. - Conserva de alecrim para saladas: Em um vidro de boca estreita, esterilizado, coloque um galhinho de alecrim, um de manjericão, alguns grãos de coentro e um grão de pimenta da jamaica. Acrescente ¾ do vidro de vinagre de maçãs , água filtrada e sal para completar. Deixe descansar durante 8 dias. Está pronto para temperar qualquer salada. Na hora de servir, acrescente óleo ou azeite.
OUTROS USOS
- O alecrim também pode ser encontrado em Tintura-mãe. - O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho. - Compressas com chá forte de alecrim são ótimas para celulite. - Essas compressas também melhoram muito as dores de estômago. - O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia. O Alecrim combate os invejosos!
ALFAZEMA - (Lavandula officinalis)A erva do sistema nervoso
USO MEDICINAL

A alfazema é usada para restabelecer o fluxo menstrual. É calmante e alivia as dores de cabeça. É ótima para quem tem enxaquecas, se usada em tratamento constante. Alivia o coração , é boa para hipocondria e tonturas decorrentes de abalos nervosos.
USO ENERGÉTICO:
A alfazema é perfeita para quem vive perseguindo seus ideais e não consegue concretizá-los. A pessoa tem um sentimento constante de fracasso e julga que nada que faz dá certo. É a erva dos deprimidos e tristes, que não se acreditam, e por isso mesmo deixam que qualquer impecilho frustre seus ideais. Pode ser usada também para ajudar pessoas imaturas, infantis, e que sempre estão vendo a vida por seu próprio prisma.
OUTROS USOS:

- A Alfazema deve ser usada em adolescentes, que se acham feios e têm complexo de inferioridade. - Na forma de banhos, facilita o parto, pois fortalece e dá auto confiança. - O maior uso conhecido da Alfazema é na cosmética e perfumaria. Os chás feitos com Alfazema acalmam as peles sensíveis e delicadas, além de agirem como ótimos limpantes para pele com acne - A Alfazema é muito conhecida como Erva do Amor. Seus banhos são conhecidos por atraírem o amor para a vida da pessoa que os usa. - Os saches com galhinhos de alfazema seca, além de perfumarem a roupa, eliminam traças e insetos de dentro do armário. Podem ser feitos de duas formas: 1- secar vários ramos de alfazema Misturar em 1 lt. de álcool, 10 g de óleo essencial de alfazema ( lavanda) e 5 gotinhas de fixador para perfumes. Colocar os galhinhos secos de alfazema em 1 vidro de boca larga e cobri-los com o álcool com essência. Aguardar 24 h , peneirar, guardando o álcool perfumado para fazer mais saches, colocar a planta em um saquinho plástico e num saquinho de pano, inserindo-os nos armários e gavetas. 2- Você pode fazer o mesmo processo com raspas de madeira, que são conseguidas numa carpintaria, caso não tenha a alfazema em quantidades suficientes.
ARNICA - ( Arnica montana)
USO MEDICINAL

Externo: Nos traumatismos, golpes ,ferimentos ,machucaduras, reumatismos, problemas ligados ao joelho, nevralgias e contusões. Interno: Na escassez da Urina, anemia e febres decorrentes de traumas.
USO ENERGÉTICO:

Como o próprio uso físico indica, esta plantinha é ótima para traumas, para quem viveu uma situação rápida estressante ou traumatizante e se viu "sem pé". Ela reorganiza a vitalidade onde ela foi danificada pela vivência de uma situação difícil. É a planta da rápida cura da alma e da reintegração à realidade física. É o remédio ideal para quem se sente moralmente ou socialmente ferido, para quem tem uma ameaça de perda, tal como processos, separações com divisão de partilha e etc. A Arnica sendo usada para resolver as dores musculares, articulares e reumáticas, também cura as nossas dores antigas não resolvidas e que não tem solução.
ARTEMÍSIA - (Artemísia vulgaris)
Também chamada de erva do fogo
USO MEDICINAL
A Artemísia é a principal erva do aparelho uro-genital feminino. Previne doenças, regulariza o ciclo menstrual, alivia as cólicas. Também é empregada para anemia, cólicas, debilidade do estômago, gastrite, menstruação deficiente, nervosismo, nevralgia. É uma excelente diurética, e porisso ajuda muito no funcionamento e na limpeza constante dos rins. Para prevenção e tratamento dos problemas femininos, usa-se a artemísia, com a tanchagem e o sabugueiro.
USO ENERGÉTICO:
Em grego artemísia significa integridade e boa saúde. Ela é a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternalidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a antigüidade por ajudar nos partos. Seu nome provem da deusa Artemis, que era a protetora dos partos. A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Num almanaque médico astrológico de épocas renascentistas apareceu escrito por um autor desconhecido os segredos da artemísia: "Infunde alento, ânimo e força, a quem a trouxer consigo junto do coração. Essa erva, bebida num copo de vinho branco, tira logo o cansaço do caminho. E tem outra rara virtude, que o caminhante que a trouxer, sentirá muito menos o caminhar. Estas virtudes recebe essa erva de uma estrela que os astrólogos chamam Algol."
USO CULINÁRIO:
Licor De Artemísia 300 g de erva fresca, lavada e seca. 3 buquês de sabugueiro Colocar essas ervas num vidro e cobri-las com pinga de boa qualidade e baixo teor alcóolico. Deixar repousar por 21 dias No dia marcado, coar a pinga para garrafas escuras, deixando-as pela metade e o resto completar com calda grossa de açúcar. Deixar repousar em lugar escuro por 45 dias. Esse licor, se tomado regularmente evita a entrada de qualquer energia negativa.

OUTROS USOS:
- Os emplastos de artemísia no plexo solar, limpam , energizam e dão coragem. - Os escalda pés de artemísia evitam doenças renais. - Ramos de artemísia presos as portas da casa evitam a entrada de inveja e qualquer energia negativa. - As vassouras feitas com artemísia protegem o ambiente e atraem espíritos benfazejos. - Os banhos de imersão com chá forte de artemísia, facilitam o parto e ajudam os muito nervosos, neuróticos e histéricos.
BOLDO - (Coleus barbatus) Essa Erva beneficia principalmente o Fígado e o aparelho digestivo.
USO MEDICCINAL

O boldo traz benefícios principalmente para o fígado. Ajuda-o a trabalhar melhor, e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas freqüentes ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar. O boldo, tomado antes das refeições ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo. É ótimo para quem tem intestino preso, cálculos biliares e gastrite. Também é muito bom para insônia.
USO ENERGÉTICO
O boldo é a erva da paz. Ele é ótimo para os ansiosos, apressados, que se cobram muito, que não conseguem dormir pensando nos problemas do dia seguinte. Traz paz de espírito e longevidade. PROBLEMAS MATAM! Trabalha com a nossa noção de tempo físico e com a pressa, e a sensação de que não temos tempo para nada. Organiza o ideal.
OUTROS USOS

- O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo. - A tintura mãe ajuda os muito exigentes com os outros. - Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos. - Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos. - Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos. - Essa mesma compressa no coração alivia angústia.
CARQUEJA - ( Baccharis triptera)

USO MEDICINAL

É ótima para afecções hepáticas, reumatismo , diarréias , cálculos biliares , inflamações das vias urinárias , má digestão, para promover o equilíbrio e o funcionamento de fígado, pâncreas e baço. É também boa para diabetes, é emagrecedora, promove a rápida desintoxicação do fígado no caso de ingestão demasiada de bebidas alcóolicas. Combate a anemia, e a inapetência em convalescentes.
USO ENERGÉTICO

A Carqueja pode ser usada com sucesso pelo "engulidor de sapos". Promove a volta de um pouco de agressividade que é necessária a nossa vida. Traz de volta nossas defesas, e nossa vontade de não sermos passados para traz nem ofendidos e magoados injustamente. Desperta as metas e a vontade de trabalhar e construir coisas. Atua nos muito carentes, que sempre precisam de um suporte dos outros para realizar coisas para si próprios. A Carqueja pode ser usada em Tintura mãe, que ameniza muito o seu sabor amargo. Caso se queira usar como chá, vai aqui a lembrança que chás medicinais não devem ser tomados como água o dia todo. Não fazem efeito.
DENTE DE LEÃO - (Taraxacum officinale) Erva cardíaca, anti-inflamatória e Hepática
USO MEDICINAL

O Dente de Leão é usado há muitos séculos como a erva das doenças crônicas hepáticas. É muito usado para diabetes, é cardiotônico, e estimulante das glândulas linfáticas. Também é usada em quem tem hemorróidas, é ótima para gota e artrite, e a perfeita erva para quem tem muitas cáries.
USO ENERGÉTICO:
O Dente de Leão é a erva dos sonhadores, que não conseguem realizar nada. Ajuda aos idealistas a trabalharem com ideais que não têm base na realidade, e que porisso nunca são concretizados. Traz estrutura e posicionamentos na vida mais centrados e realistas. É ótimo para quem dá mil desculpas para não conseguir concretizar seus ideais.
USO CULINÁRIO:

- O dente de leão pode ser usado em saladas. Os antigos faziam um vinho com Dente de Leão, pois no inverno um cálice desse vinho preservava o calor e a energia do verão. Ele era tomado em pequenos cálices para manter a energia e a coragem. Esse vinho era chamado de vinho da Alegria. Aí vai a receita: Colha uma cesta bem cheia de flores de dente de Leão, estenda as flores no sol para saírem os bichinhos e elas darem uma ligeira secada. O sol deve ser do meio dia. Misture as flores com vinho tinto seco e deixe descansar por 8 dias. Coe o vinho, misture mel em pouca quantidade e tome deliciado.
OUTROS USOS:

- O Dente de Leão é encontrado em tintura mãe - Misture as flores, raízes bem lavadas e secas, e folhas de dente de leão com um bom azeite ou óleo, tipo de gérmen de trigo ou semente de uvas. Deixe por oito dias em vidro de boca larga bem fechado, tomando sol pela manhã, e sendo agitado de vez em quando. Em seguida coe as ervas do óleo, e terá um excelente óleo de massagem para artrite, reumatismo, torcicolo e dores musculares. - O escalda pés de dente de leão restitui o bom humor e a alegria, além de tirar a dor no corpo.
GUACO - (Mikania cordifolia) A erva dos pulmões
USO MEDICINAL

É a única erva conhecida anti-ofídica, é anti-reumática, expectorante, diurética, febrífuga. Também é ótima para Gota, artrite, reumatismo, nevralgias É a erva da bronquite, das tosses, da rouquidão e todas as afecções do Aparelho respiratório.
USO ENERGÉTICO

Todas as pessoas que têm problemas crônicos de Pulmões desenvolveram primeiro a contenção, a falta de iniciativa verbal, a passividade, e por conseqüência desenvolvem raiva, bronca, timidez e angústia. O Guaco é uma das ervas que atua nesse problema minorando os males de pulmões por conseqüência. As crianças que têm bronquite crônica desde pequenas podem estar vivendo num meio não condizente com sua personalidade e , como não têm ainda condições de externalizar raiva e frustração, têm crises contínuas de bronquite. Os tratamentos com guaco e seus auxiliares como o Alecrim, Licopodium e Rubim têm que ser feitos durante algum tempo e de forma contínua e disciplinada, para que os sintomas desapareçam. O Guaco não tem uso culinário, mas pode ser usado de forma medicamentosa e energética de diferentes formas: - Tintura-mãe - Chás e compressas de folhas maceradas - Xarope de Guaco Deve ser feito da seguinte forma: 2 xic. de açúcar 2 xic. de água ferver até formar uma calda grossa. Acrescentar um chá bem concentrado de folhas frescas de guaco. Quando o fogo estiver desligado, colocar 3 colh. sopa de conhaque para conservar o xarope. Esse xarope é ótimo para tosses e bronquite.
HORTELÃ - (Menta pipperita) Todas as hortelãs são refrescantes e ótimas para a digestão
USO MEDICINAL

As Hortelãs possuem mais variedades do que os cientistas conseguem detectar. Durante a antigüidade, um médico e cientista chamado Culpepper citou uma lista de 40 moléstias que a Hortelã pode curar. Ela é estimulante, anti espasmódica, diurética e anti térmica. Também é usada para debelar tosses rebeldes, asma, cólicas de origem nervosa e, a HORTELÃ PIMENTA, a mais valorizada de todas da família, é ótima para sinusite, dores de cabeça e gripes.
USO ENERGÉTICO

A hortelã é a erva dos mentalmente lentos. Essas pessoas pensam devagar, recebem o que vem de fora devagar, reagem devagar. Não são desinteressados. São simplesmente lentos. Chegam sempre atrasados aos compromissos, demoram a terminar suas atividades, e acabam sendo criticados e cobrados pelos outros. A Menta trabalha a agudeza da nossa percepção e julgamento diante das situações externas, nos dando condições de decidir mais rápido o que é melhor a ser feito. É a erva dos sós e discriminados por não andarem no ritmo social dos outros.
USO CULINÁRIO

A Hortelã pode ser usada diariamente em molhos, carnes, legumes, saladas, sopas e refrescos. Qualquer suco fica mais gostoso se for feito com Hortelã batida. Salada De Melão Exótica 1 melão picado 4 tomates verdes picados sem a polpa 2 pepinos japoneses cortados com casca em fatias fininhas. Hortelã picada Iogourt sem sabor. Sal e pimenta da jamaica Retire a polpa do melão, pique-a em pedacinhos conservando a casca. Misture todos os ingredientes, tempere com um pouco de azeite, e recoloque tudo dentro das cascas do melão. Enfeite com folhas inteiras de hortelã e sirva gelado.
OUTROS USOS
- Faça uma pasta de hortelã e um pouquinho de Iogourt para amaciar cabelos oleosos. Fique com a pasta 20 m e lave normalmente os cabelos. - O chá forte de hortelã é ótimo para pulgas, tanto em animais, como para passar na casa que tem animais. - O creme feito com hortelã é ótimo para celulite, e evita estrias em mulheres grávidas. Outra erva perfeita para isso é a cavalinha. - O chá forte de hortelã clareia a pele e tira manchas. - A Hortelã Pimenta existe em Tintura-Mãe Outra da família das Hortelãs muito famosa e maravilhosa é o Poejo.
LOSNA - (Artemísia absinthium)
USO MEDICINAL

A Losna é empregada para eliminar vermes, cólicas, diarréias, envenenamentos, intoxicação, catarro pulmonar, inapetência em crianças, afecções gástricas, hepáticas e renais, gripe e mau hálito. Foi muito usada na antigüidade para combater os envenenamentos por outras plantas e também nas intoxicações.
USO ENERGÉTICO

A Losna é muito energética. Além de debelar as toxidades do corpo, também elimina as da alma e da aura. Faz uma limpeza energética profunda e proporciona ao passivo soluções criativas e metas. A Losna tem um uso energético desde a antigüidade. Ela era usada para fazer limpezas profundas em ambientes, preparando-o para trabalhos espirituais. Também é muito usada para talismãs de amor, e é a erva indicada para trabalhos espirituais que envolvam desobcessão. Para esses fins, deve ser usada seca e triturada com as mãos em defumador.
OUTROS USOS
- A Losna ajuda em tratamentos para a obesidade, pois ativa fígado, aparelho digestivo e intestinal. - É muito boa para deprimidos e no tratamento de alcoolismo e drogas, pois desintoxica.
MALVA - (Malva sylvestris)
USO MEDICINAL
A malva é usada principalmente em afecções de garganta e ouvido, apesar de também auxiliar a Hortelã Pimenta na Sinusite. É anti inflamatória para a garganta, expectorante e diurética. Também é ótima para inflamações de pele devido a picada de insetos. É excelente para recompor a mulher após o parto. É boa para prisão de ventre e colite. Mas, a especialidade da Malva é realmente garganta, ouvidos e cordas vocais. Pessoas que têm como profissão a fala , ou seja, externalizar idéias e conhecimento deveriam estar sempre usando essa planta, pois ela repõe energias no Chacra Laríngeo. Também ajuda os contidos a se expressar melhor e com menos timidez. É ótima para os que verbalizam sempre de forma muito agressiva ou defensiva.
USO CULINÁRIO
A Malva é uma planta deliciosa, pode ser usada para compor suavemente saladas picantes como as de agrião e rúcula, capuchinha e almeirão. Pode-se fazer uma deliciosa geléia de malva da seguinte forma: 1 k de maçãs ácidas nacionais, cortadas em fatias com casca e semente. l/2 lt. de chá bem concentrado de malva Cravo em pó Canela em pó Cozinhe as maçãs com muito pouca água até elas ficarem bem pastosas. Passe toda essa massa na peneira , volte com a pasta para a panela, e mais metade da quantidade obtida de creme, de açúcar. (em peso; exemplo: 1 kg. de pasta / ½ kg. açúcar). Acrescente o chá forte de Malva, o cravo e a canela e deixe até dar ponto de geleia.( O creme começa a ficar dourado, e a pular na panela) . Coloque em vidros esterilizados . Para acompanhar, um bolo delicioso de folhas de Malva: 3 ovos 1 xic. chá de mel 100 g de manteiga ou margarina 1 copo de chá concentrado de malva e rosas brancas 2 ½ xic. de chá de farinha de trigo 1 colh. de chá de fermento em pó 1 colh. de café de canela em pó Bata todos os ingredientes muito bem na batedeira. Forre uma forma redonda com margarina e folhas de malva sem os cainhos, lavadas e secas. Coloque a massa por cima e asse em forno médio.
OUTROS USOS
- O chá concentrado de Malva, ou a tintura mãe de malva podem ser usados em gargarejos para quem tem faringite ou amigdalite, ou mesmo precisa falar muito. - Compressas do mesmo chá podem ser feitas nos olhos, para aliviar dores de cabeça ou processos inflamatórios no rosto.
MANJERICÃO - (Ocimum basilicum) Também chamado de Alfavaca
USO MEDICINAL

O manjericão é um arbusto pequeno, muito ramificado e perfumado. Na sua família existem muitos tipos: o alfavacão, o manjericão de folha larga, o de folha miúda, também chamado de basilicão e o de folhas roxas. Todos eles têm os mesmos princípios ativos .A diferença está no sabor mais ou menos ativo. O Manjericão favorece aos que têm digestão difícil, gazes, asia, dores de cabeça em conseqüência de alimentação pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, é diurético. Ë bom para tosses, vômitos, mau hálito. Ajuda, junto com a Malva e a sálvia nas infecções de boca. Também é ótimo para cistite. O manjericão age como pacificador e integrador na família.. Ele transmuta a nossa energia agressiva, transformando-a em vontade e força para brigar por coisas mais importantes como metas e ideais. Ajuda a brigar pela vida e pelas coisas que nós queremos. É ótima para os desorganizados e indisciplinados. Ajuda-nos a ver o brilho e o perfume da vida.
USO CULINÁRIO

- O manjericão, por ser um poderoso energizante, deve entrar em toda a alimentação de uma casa. Experimente trocar o alho, que deflagra agressividade, pelo manjericão que traz suavidade. - Tempura de Manjericão: Escolha galhinhos tenros de manjericão, com flores. Lave-os e seque-os delicadamente. Faça uma massa de crepe com 2 ovos, 1 xícara de farinha, 1 xícara de leite e 1 pitada de sal, todos esses ingredientes batidos no liqüidificador. Molhe delicadamente os galhinhos de manjericão nessa massa, e frite em óleo bem quente. Sirva na hora. - Quem não conhece o macarrão ao Pesto? Aí vai a receita: Limpe 100 g de alho e frite-o cortado em fatias finas com azeite. Deixe esfriar. Acrescente duas xícaras de manjericão limpo e bem picadinho, nozes picadas e sal à gosto. Coloque mais azeite se gostar e ponha sobre o macarrão. Sirva com bastante queijo ralado. - O manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos. - Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liqüidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel. - por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.
OUTROS USOS
- O escalda pés de Manjericão é ótimo para quem está agressivo, com raiva e pronto para explodir. Tira a raiva na hora. - O chá de manjericão ajuda pessoas muito contidas a liberarem o amor. - Pode também ser colocado em vasos para evitar a entrada de energias negativas. - As compressas de manjericão ( uma pasta pilada com as folhas ) ajuda as mães que ficam com os seios doloridas ou com rachaduras depois da amamentação. - os gargarejos com manjericão são ótimos para dor de garganta, aftas ou mau hálito.
MELÃO DE SÃO CAETANO - ( Momordica charantia)

USO MEDICINAL

O Melão pode ser usado contra todas as doenças de pele, tais como eczemas, acne e doenças por fungos. É ótima para os diabéticos, cura sarna, pode ser usada nas menstruações difíceis e cólicas intestinais por vermes. Elimina furúnculos e pode ser usado contra hemorróidas.
USO ENERGÉTICO
O melão deve ser usado pelos muito críticos, pelos que acham que tudo que fazem não fica bom, para os que passam tudo do emocional para a pele e os intestinos, para os eternamente culpados de tudo, e mesmo para os que o são realmente, por uma ação irrefletida, e não conseguem esquecer e voltar a viver normalmente. Pode ser usado como tratamento rápido por mulheres que perderam filhos através do aborto, provocado ou espontâneo. É ótimo para os que têm medo de se expor, se acham feios e inadequados.
MELISSA - (Melissa officinalis)
USO MEDICINAL

É anti espasmódica, tônica do sistema nervoso, ótima para insônia, combate agitações dos nervos, histerismo e dores de cabeça de origem nervosa. Usa-se a melissa nas digestões difíceis, enxaqueca, falta de apetite, indigestões, prisão de ventre e gases intestinais.
USO ENERGÉTICO
A Melissa é, a planta dos ansiosos, dos que acham que são indispensáveis, mas que no fundo sentem que fazem tudo compulsivamente para os outros por medo de perder. Essas pessoas tendem a se tornarem cobradores profissionais, e tudo que acham que o outro ( filhos, marido) deveria dar de volta por gratidão e não dá ou não consegue dar se torna motivo de cobrança , angústia , depressão e insônia.
OUTROS USOS
- A Melissa pode ser usada sob forma de tintura mãe - Para combater alcoolismo, na quebra da dependência de drogas pode-se fazer o que se chama de "Água de Melissa das carmelitas ", que foi muito usada nos séculos XVIII e XIX, com a qual acreditava-se que curaria todos os males nervosos. Como preparar: 350 g de folhas e flores de Melissa fresca. 75 g de casca de limão 40 g de canela em pau 40 g de cravo 40 g de noz moscada 20 g de sementes de coentro 20 g de raiz de gervão Macerar tudo em 2 litros de álcool absoluto e ½ l de água destilada, deixar descansar em um vidro escuro durante 8 dias, coar e tomar todas as noites 1 colher de café diluída em água morna com mel.( 1 xícara)
SÁLVIA - (Salvia officinalis)
USO MEDICINAL

O nome Sálvia significa saúde. Essa plantinha mágica tem propriedades tônicas, é digestiva, diurética, anti reumática. É um excelente remédio contra stress nervoso, clareia os dentes, é perfeita para higiene bucal, ajuda nas estomatites e nas aftas, controla as inflamações de garganta. Combate também a asma, elimina o catarro nos brônquios, equilibra a diabetes.
USO ENERGÉTICO
Os antigos romanos já consideravam a Sálvia, a planta da Imortalidade. Ela é a erva perfeita para aqueles que têm muita dificuldade de "digerir" as experiências da vida, repetem muitas vezes os mesmos erros, se colocam em situações difíceis por não terem muita avaliação do outro, e por não perceberem os sinais a sua volta. A Sálvia é especialmente indicada para pessoas que se conformam com serviços comuns, sem criatividade, por não verem soluções melhores para sua vida e por não acreditarem em si mesmas. É ótima para quem começa empreendimentos pessoais difíceis, tendo que vencer seus próprios desafios. Deve ser usada por pessoas pouco emotivas, protegidas e com dificuldade de externalizar sentimentos. É a planta da meta individual.
OUTROS USOS
- Para limpeza instantânea dos dentes, esfregue-os com folhas de sálvia. - A sálvia também remove o tártaro, e dá à boca um hálito agradável. - A Sálvia é especialmente indicada para o cérebro, ativa os sentidos, a memória e fortalece os nervos. - Mel expectorante de Sálvia para os brônquios: Misture 50 g de folhas secas e piladas de sálvia a 100 g de mel. Tome uma colherinha todas as noites. Banho Tônico Quando o corpo está cansado, por excessivos trabalhos físicos e intelectuais, quando os nervos acham-se tensos devido às preocupações e à insônia, esse banho trará um vigor renovado. Misture em 5 l de água: 1 macinho de sálvia, 2 galhos de alecrim, 1 punhado de sementes de alfazema, hortelã, tomilho. Deixe ferver por 15 minutos, despeje o líquido na banheira e tome o banho de imersão acrescentando mais água morna, por 20 minutos antes de dormir Vinho Tônico Para Diabetes Ferver 100 g de folhas secas de sálvia em 1 garrafa de vinho branco seco (em banho-maria) por 20 minutos. Deixar descansar até esfriar, entornar o vinho coado na garrafa novamente e beber um cálice por dia. Esse vinho é excelente para baixar as taxas de açúcar no sangue e também é ótimo para cardíacos.

Nenhum comentário: