sábado, 8 de março de 2008

Umbanda

O que é Umbanda?
Umbanda é uma religião inserida na cultura brasileira atravéz dos negros. Também é uma missiginação das práticas e rituais que existiam "aqui" no Brasil atravéz dos Indios nativos , do Espiritismo, da Igreja Católica e "fechando" com os costumes da louvação dos negros aos Orixás.
Origem da Umbanda
A Umbanda foi introduzida no Brasil atrávez dos negros ( escravos) vindo da Angola, Congo, Moçambique entre outro lugares da África. Em meios as festas na senzalas, os escravos comemoram seus orixás por meio dos santos católicos(hoje chamado de sincretismo)
O que é um sincretismo?
Assimilação dos Orixás com os Santos católicos. Ex: Inhasã: Santa bárbara, Ogum: São Jorge, e assim por diante. Nestas festa eles incorporavam seus orixás e tambem os espiritos de seu ancestrais, chamados de Pretos velhos considerados como eguns.
O que são eguns?
Espiritos desencarnados sem esclarecimentos. tambem é egun aqueles espiritos parentes que desencarnaram e tentam nos ajudar mas causando ao mesmo tempo errônea na vida espiritual e material sem que os espiritos desencarndos parentais percebam o mal que faz.
Porém logo começaram a ajudar espiritualmente e aliviar o sofrimento material daqueles que estavam no cativeiro, devido ao conhecimento adquirido nas senzala africana. Conforme os escravos foram sendo libertados pela lei do ventre livre, sexagenários e posteriormente a lei Áurea, começou-se a montagem das tendas e posteriormente dos terreiros.
O que é a lei do ventre livre?
Assinada em 28 de setembro de 1871. Determinava que todos os filhos de escravos nascidos a partir dessa data eram livres, porém ficavam sob a tutela de seus senhores até atingirem 21 anos de idade.
O que é a lei do Sexagenários?
Assinada em 1885 ela declarava que todo escravo maior de 60 anos era declarado livre.
O que é a lei Áurea?
Assinadsa 13 de maio de 1888, pela Princesa Isabel, declarava que todos os escravos eram livres a partir daquela data. Com passar do tempo passaram a ser incorporados também os caboclos, pajés e caciques que forma elevados a categoria de ancestrais. No início do século XX com o surgiemento da Umbanda, que por muitas vezes era realizada nas praias, começou a ser chamada de macumba.
O que é macumba?
Nada mais é do que uma madeira ( bambu) utilizada para confecção dos atabaques. Então ao ouvirem os trabalhos nas praias , diziam: " então batendo a macumba na praia''. Ficando assim como a gira de macumba. Mais tarde tudo o que envolvia algo que não fosse enquadrado no catolicismo, judaísmo ou protestantismo era considerado como macumba.
O primeiro Umbandista
A primeira pessoa a ser considerada Umbandista, conforme relatos populares da época, foi o senhor Zélio Fernandino de Moraes. Diz-se que em 15 de novembro de 1908, acometido de doença misteriosa, teria sido levado até a federação espirita de Niterói e em determinado momento do trabalho, manifestaram-se sem Zélio espiritos de indios e escravos. Mais tarde naquela noite, os epiritos se indentificaram como sendo Caboclo Sete Encruzilhada e Pai Atônio. Devido a hostilidade e a forma como forma tratados( considerados espiritos inferiores, atrasados, por srem espiritos de escravo e indio) essas entidades passaram a tenda espírita Nossa Senhora da Piedade. Essa forma de religião, inicialmente chamada de Alabanda, mas acabou tomando o nome de Umbanda. Uma religião sem preconceitos, que acolheira a todos que procurassem, encarnados, desencarnados, ricos, pobres, em todas as bandas. Zélio foi o precurssor de um trabalho umbandista básico, voltado á caridade assistencial, sem cobrança e sem fazer o mal e sempre priorizando o bem. A Umbanda é estrutura moralmente em princípio de fraternidade, caridade e respeito ao próximo. Na Umbanda admite-se um Deus gerador, chamado de Zambi, que é o criador de tudo e de todos. Seus adeptos são chamados umbandista ou filhos de fé. Cultuam divindades chamados de orixás e reverenciam espirtos chamados de guias.
Orixás e Guias.
O que são os orixás?
São energias vindas da natureza. Não é possível a incorporação de um orixá. O médium recebe as forças advindas dessa energia que são os falangeiros dos orixás.
O que são guias?
São espíritos desencarnados, que também estão em evolução. Esses sim são incorporáveis.

Nenhum comentário: