quinta-feira, 10 de julho de 2008

A Projeção do Corpo Mental

Fig. 53: O corpo mental (sem forma antropomórfica) projetando-se para fora da paracabeça do psicossoma que, por sua vez, flutua no ar, acima do corpo físico.
Fig. 54: A projeção do corpo mental e a integração com o Cosmos.
Fig. 55: Projeção do corpo mental: a consciência, projetada fora do psicossoma, une-se ao "TODO".
O corpo mental é o veículo através do qual a consciência se manifesta no plano mental. Em relação à nossa concepção material, este corpo é algo bastante diferente, pois está sujeito à leis diversas das que estamos acostumados e sobre as quais pouco ou nada conhecemos. Considerando a partir de uma análise tridimensional, o corpo mental não é de modo algum um corpo, nem subjetiva nem objetivamente, já que ele não está submetido à ação do tempo, do espaço e da forma. É um conglomerado de energias sutis, apresentando-se como uma neblina ovalada de cor branca, dourada ou azul. Assim como o psicossoma interpenetra o corpo físico durante a vigília física, o corpo mental interpenetra o psicossoma. Obviamente que a expressão "interpenetrar" não se aplica ao corpo mental e deve ser entendida entre aspas, pois cada um desses veículos de manifestação existe em dimensões diferentes. Da mesma forma que o psicossoma é considerado como o corpo dos desejos e das emoções, o corpo mental é considerado o corpo do intelecto e do sentimento elevado. Seu desenvolvimento é contínuo e sua forma ovalada aumenta em cada reencarnação de acordo com o nível evolutivo da consciência. A energia que o forma é tão sutil que não é percebida diretamente do plano físico, sendo necessário ter os sentidos mentais e intuitivos bastante desenvolvidos para percebê-lo*. A comunicação entre dois corpos mentais dispensa códigos, pois ocorre de pensamento a pensamento, em seqüências telepáticas dinâmicas e extremamente rápidas. Da mesma forma que o cordão de prata une o psicossoma ao corpo físico, o corpo mental é ligado ao psicossoma através de um conduto energético bastante sutil denominado "cordão de ouro".
A projeção mental ocorre quando o corpo mental se projeta para fora da paracabeça extrafísica do psicossoma diretamente para o plano mental. Essa experiência transcendente pode se dar de duas maneiras: 1) O corpo mental se projeta em um só estágio, deixando o psicossoma no interior do corpo físico. 2) O corpo mental se projeta em dois estágios: no primeiro, se projeta junto com o psicossoma para fora do corpo físico; no segundo, se projeta para fora do psicossoma, deixando-o flutuando nas proximidades do corpo físico ou em alguma dimensão do plano astral.
Stanislas de Guaita (Marie Victor Stanislas de Guaita; 1861 - 1897), excepcional ocultista francês** do século XIX, sintetizou muito bem o que é uma projeção do corpo mental na sua obra "No Umbral do Mistério" (pag. 92; Ed. Grafosul): "O Êxtase ativo apresenta dois graus. No primeiro, o adepto penetra a própria essência da Natureza eterna, que lhe comunica de modo direto, sem símbolos, a VERDADE-LUZ. No segundo grau, ele pode comunicar-se mesmo com o espírito puro, que o arrebata ao céu inefável dos arquétipos divinos. Nesse caso, ocorre a transfusão da Divindade-Pensamento que se faz humanidade-pensante em sua inteligência, pelo efeito de uma alquimia íntima, de uma transmutação gigantesca e inexplicada." * Parte deste texto foi baseado num estudo teórico do pesquisador de Projeciologia de Salvador, Bahia, Francisco Correia. ** Guaita era colega de um outro ocultista maravilhoso: Papus (pseud. de Gérard Anaclet Vincent Encauss; 1865-1916), diretor da Ordem Martinista da França e autor de vários livros de Ocultismo, como "Reencarnação" (Ed. Pensamento), "Tratado de Ciências Ocultas" (Ed. Três), "Tratado Elementar de Magia Prática" (Ed. Pensamento) e outros.

Nenhum comentário: